Faz tempo que eu quero fazer esse post, e demorei muito pra juntar alguns títulos porque eu não sei se vocês já perceberam, porém, é muito difícil achar livros com personagens negros na capa! Olhe a sua estante, quantos livros com capas com personagens negros existem? Então, decidi que na comemoração da Consciência Negra era a hora de soltar esse post.

Pergunta : Cadê personagens negros nas capas de livros?

Quantas capas de livros trazem personagens negros ou até mesmo quantas histórias citam personagens negros? Fico chateada que essa procura tenha sido tão difícil, acredito que está mais do que na hora da gente mudar essa realidade, não é? Por que eu não lembro de um romance do Nicholas Sparks que tenham protagonistas negros (não li todos do NS, mas não lembro mesmo).  Então, selecionei algumas capas que encontrei com personagens negros na capa, nessa lista não constam livros onde os personagens negros são escravos, ok? Por isso, eu sei que quem me ajudou a fazer a lista falou de literatura clássica brasileira, e alguns nomes não entraram. Sem brincadeira, eu olhei em média 1.000 capas de livros, dentre elas em média 700 levavam rosto de pessoas, e só achei essas capas aqui 🙁

consciencia negra livros com negros na capa livro infantil consciencia negra livros com negros na capaamigas_da_rua_lotus_lulu-1 Imagens-Livros-Normal-LV240912_N felicidade ciranda culturalAqualtune-capa-em-alta NUNCA_DEIXE_DE_TENTAR_1388108165B MERRICK_1394249583B CONVERSAS_QUE_TIVE_COMIGO_1290706734B fem 9789722340533 LIDERANCA_SEGUNDO_BARACK_OBAMA_1354797873B MUSSUM_FOREVIS_capas com negros  NOMADE_1316484182B O_CIRCULO_1398455420B CONFESSO_QUE_MENTI_1401725306B Rei negro - livros com negros na capa

Destaque para o Rei Negro : Pela primeira vez na literatura fantástica, um protagonista negro, herói de grande força e magnetismo!

Valdar é um mundo vasto e antigo, um universo habitado por povos profundamente diferentes entre si, que, ao longo dos séculos, foi sendo delineado pela beleza de suas civilizações e pela terrível e ancestral violência de suas guerras. Nessa impetuosa mistura de destinos de Valdar, a vida do jovem soberano Manatasi parece transcorrer ao largo dos grandes eventos que forjam a história do lugar. Porém, tudo está a ponto de mudar. A conclusão da construção de Kemyss, a babélica cidade da esperança, faz com que o Príncipe inicie uma jornada rumo aos majestosos muros da cidade, e, assim, dará início a uma grande viagem de descoberta. Manatasi deixa para trás suas florestas junto a Sirasa, fiel xamã de espírito irrequieto, e passará por aventuras e batalhas durante seu caminho. O Rei Negro é, ao mesmo tempo, uma saga fantástica tradicional, impulsionada pela força magnética e irrefreável de seu protagonista – primeiro herói negro do universo fantástico –, bem como um desafio literário novo.

Foi difícil fazer essa lista! E você, conhece algum livro que poderia entrar nessa lista? E o que acha dessa discussão?